Depressão? Faça o Teste
Este teste tem um caráter exclusivamente de orientação, pelo que não substitui um diagnóstico feito por um especialista na área da saúde mental.
1. Gosta de sair e cuidar de sua aparência?
Com o aumento dos sintomas depressivos é muito comum que a pessoa vá ficando descuidada, desleixada com aparência e higiene corporal, pela falta de motivação e energia em exercer as mais primordiais atividades.
2. Tem se sentido sem esperança?
A falta de esperança é um veneno que pouco a pouco apaga sonhos, motivações e energias. A falta de esperança, a resposta emocional e comportamental que precede a depressão.
3. Perdeu apetite ou tem fome em excesso?
Além de prejudicar o dia a dia e fazer a pessoa se isolar, a depressão pode causar também perda de apetite. Outro extremo da doença como sentir fome o tempo todo, mesmo depois de comer, nem sempre é gula. Fatores hormonais, nutricionais ou até mesmo emocionais podem ser a causa de tamanho apetite.
4. Não consegue dormir ou dorme demais?
Dormir demais de vez em quando é normal, principalmente se você ficou acordado até tarde, está doente ou apenas quer tirar um dia para ficar na cama. No entanto, de acordo com os especialistas, dormir demais seria uma maneira de a mente “fugir” de problemas ou de um estado de tristeza permanente. A insônia é um sinal silencioso de que é necessário intervir para evitar ou tratar um possível transtorno depressivo.
5. Pensa que sua vida não tem nenhum valor?
Um quadro depressivo é representado por persistência dessa baixa autoestima, pensamentos negativos, prostração, etc. A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento.
6. Tem se sentido nervoso(a) ultimamente?
Uma pessoa constantemente mal-humorada, que mostra uma ira persistente, uma tendência a responder aos acontecimentos com ataques de ira, insultando aos outros ou com um sentimento exagerado de frustração por coisas sem importância, pode estar afundada em um estado de ânimo depressivo patológico.
7. Tem vontade de morrer ou de se machucar de alguma maneira?
Automutilação é uma maneira de expressar e lidar com a angústia profunda e dor emocional. Também é uma forma que encontramos de nos punir, uma maneira de expressar nossos sentimentos de culpa e frustração. O desejo persistente de morrer comum em pessoas com depressão.
8. Perdeu o interesse em fazer coisas?
A falta de prazer pela vida tem um nome: anedonia. A maioria das pessoas em algum momento acabam perdendo o interesse por coisas que costumavam executar. No entanto, a anedonia caracteriza-se pela perda total de satisfação e prazer em realizar atividades que antes eram consideradas agradáveis.
9. Se sente extremamente cansado(a)?
Cansaço frequente e fadiga são comuns em pessoas com depressão, mesmo quando elas não realizam esforço físico. O indivíduo se queixa que simples atividades podem ser exaustivas, como vestir uma blusa e tomar banho.
Restart quiz