Eu não quero aprender nada, só quero vencer…

Eu não quero aprender, eu só quero vencer...

Me lembro de alguém me fazendo essa pergunta: Por que Deus está permitindo que eu passe por tudo isso? Sabe pastor, é uma dor tão grande! Eu só queria que isso terminasse agora. 

Realmente é muito difícil suportar certas provas que enfrentamos em nossa jornada, especialmente quando parece que todo nosso esforço não está adiantando de nada. São nestes momentos desafiadores que muitos terminam desanimando e perdendo a fé. No entanto, se faz necessário que passemos certas dificuldades para o nosso amadurecimento e aprendizado. O problema é que nem sempre queremos aprender e melhorar, muita das vezes só queremos vencer. 

Para ilustrar gostaria de trazer a história do Mario, uma criança de sete anos apaixonada por futebol. Um belo dia estava jogando futebol com seu pai, eles concordaram que quem fizesse o gol ganhava a partida, apesar de Mario fazer seu melhor esforço não conseguia superar o seu pai. Num dado momento ele foi para o canto com um olhar de raiva e frustração, logo em seguida começou a chorar sem parar. Seu pai aproximando perguntou: Mario, por que você está chorando? Logo ele replicou: você não me deixa ganhar. Seu pai lhe disse: Se eu lhe deixar ganhar você não vai aprender nada. Com uma mistura de choro e raiva Mario respondeu: Eu não quero aprender nada, eu só quero ganhar. 

Deus permite que passemos por certas situações, ou até mesmo nos conduz por caminhos de adversidades e escassez para nos moldar, fortalecer e nos tornar melhores do que somos. Em outras palavras, existe um propósito por detrás das lutas que enfrentamos! É claro, nem sempre conseguimos entender isso no momento que passamos pela prova, porém se resistirmos, certamente chegará o momento que O glorificaremos. 

Tomemos, por exemplo, o Apostolo Paulo, que por causa de um problema, orava três vezes ao dia pedindo a Deus que tirasse dele aquele mal, como ele mesmo disse: 

E, para que me não exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de me não exaltar. Acerca do qual, três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim; E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte.

Deus permitiu aquela dor ou “espinho na carne” para trazer a Paulo para perto Dele, aquela dor estava ensinando Paulo a se manter humilde apesar das grandes coisas que Deus estava fazendo através dele. Por isso, seja qual for o deserto que estiver atravessando, acredite que você sairá dele ainda mais forte. De alguma forma, tudo o que você está passando vai terminar cooperando para o seu próprio benefício, Deus vai lhe capacitar e fará de você um exemplo para os demais.