O ser humano em busca de significado?
Existem vários livros, filósofos e conselheiros espalhados pelo mundo que buscam dar uma direção para aqueles que se sentem perdidos neste mundo. O que não falta são pessoas que sentem um vazio e como se suas vidas não fizessem nenhum sentido. Quero dizer que eu também já me senti assim, como um peixe fora da água. Parecia que esta frustração só ia aumentando com o passar do tempo, até chegar ao ponto que não tinha prazer em viver.
Creio que a maioria das pessoas que eu conhecia nem imaginavam o quanto eu me sentia infeliz. Recentemente vi um vídeo na internet de uma jovem que cometeu suicídio, porém o que mais me chamou atenção foi que horas antes ela havia gravado um vídeo aparentemente muito feliz. No entanto, poucas horas depois tirou a própria vida. Quem podia imaginar que por detrás daquela aparente felicidade, havia uma jovem depressiva.
Penso que se não houvesse encontrado sentido para minha vida, poderia ter acontecido comigo algo semelhante. Hoje eu entendo que vivia fazendo as perguntas erradas, tipo:
- Por que isso só acontece comigo?
- Por que outras pessoas conseguem e eu não?
- O que eu fiz para merecer isso?
Vivia frustrado e murmurando com Deus e comigo mesmo sobre o tipo de vida que estava tendo. Creio que não saber como lidar com esses pensamentos e sentimentos negativos só fazia agravar ainda mais a minha infelicidade. Na minha busca por significado, encontrei algumas coisas e pessoas que naquele momento parecia preencher o vazio que sentia, até uma vez pensei que conseguiria finalmente me superar. No entanto, era só me afastar por alguns instantes para perceber que o vazio continua aí.
Creio que vivia esperando algo da vida, como se mudando o meu exterior finalmente encontraria a felicidade. Nunca tinha parado para fazer esta pergunta: O que a vida espera de mim? Acho que tem muita gente pensado errado assim como eu pensava. Nós estamos aqui neste mundo com um propósito, Deus criou o ser humano com um propósito, entender isso foi o ponto de partida para minha vida mudar.
Geralmente quando damos conselhos para casais, falamos que uns dos segredos para um bom casamento está em renunciar sua vontade pela felicidade do outro. Em outras palavras, a raiz do fracasso em muitos matrimônios está no egoísmo. Creio que o egoísmo tem sido uns dos principais motivos pelo qual muitos não encontram sentido para sua existência. Temos o costume de colocar “Me First”. Quer dizer, o que precisamos e desejamos é o mais importante e pronto.
Sabe, uma vez perguntei para um grupo de pessoas: O que você espera de Deus? Todos tinham suas respostas na ponta da língua. Contudo, quando inverti a pergunta: O que Deus espera de você? Houve um grande silêncio. Acredito que mais importante do que saber o que queremos desta vida, é buscar saber o que Deus espera de nós.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
(Jeremias 29:11)